Principais diferenças entre TVs LED, LCD, OLED e Ultra HD



  

Podem existir aparelhos de televisão com diferentes funções, mas basicamente os principais modelos são de LED, LCD, OLED e HDTV. Há quem não saiba a diferença entre cada uma delas, mas isso não é um problema. Cada uma delas apresentam vantagens e preços diferentes e por isso é importante levar em consideração diferentes possibilidades, além dos preços. Descubra o modelo mais interessante para a sua situação.

As TVs com tela de LCD e LED apresentam tecnologias semelhantes, contudo algumas diferenças tornam um modelo mais preferido que o outro. A TV LCD é equipada com uma lâmpada inteiriça no painel traseiro, além de emissores de luz de diodos usados com a finalidade de iluminar a tela e assim reproduzir a imagem. Já a TV de LED é uma TV LCD com maior iluminação, que ocorre por trás com várias lâmpadas de LED, com maior brilho. Trata-se de uma iluminação chamada de ‘backlight’, que proporciona um brilho e contrastes mais intensos.  

Pelo número menor de luzes na TV de LCD, ela pode apresentar imperfeições em alguns momentos, principalmente quando ocorrem movimentos mais rápidos. Por esse motivo os de LED são mais interessantes, pois representam um avanço tanto em contraste quanto na nitidez das cores.

A frente desses modelos estão as TVs OLED, que apresentam uma diferença muito boa em relação às antecessoras. Elas não necessitam de um “backlight”, pois cada pixel da tela é capaz de acender e apagar sozinho. Por não precisar de uma estrutura com fonte de luz separada, as TVs OLED são mais finas e ainda apresentam imagens mais brilhantes e coloridas. A partir daí já é possível utilizar a tecnologia em painéis flexíveis, sobretudo de tela curva. O que pesa é o preço, que pode ser superior a R$ 10 mil em alguns aparelhos com a tecnologia OLED.  

Por fim, as Ultra HDs, também conhecidas como 4k. Sua principal característica é a imagem, cuja resolução é quatro vezes maior que uma TV Full HD, que oferece 2 milhões de pixels. Em uma Ultra HD, o número de pixels é de 8 milhões, contudo no Brasil ainda não há suporte. Se quiser uma dessas, você terá de assinar o NetFlix (pelo menos), que anunciou que irá anunciar acervos 4k. 





Por Robson Quirino de Moraes

TV LED

TV LCD

TV 4K

Fotos: Divulgação



1 comentário em “Principais diferenças entre TVs LED, LCD, OLED e Ultra HD

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *