Vale a pena investir em TV 4K?



  

A tecnologia 4K garante aos usuários uma qualidade de imagem muito superior ao Full HD, porém, não há muitos conteúdo disponíveis com essa tecnologia.

A qualidade de vídeo em 4K vem ganhando destaque nos últimos meses dentro do mercado tecnológico, com as primeiras TVs e até mesmo smartphones a serem vendidos com essa resolução. Porém, será que realmente vale a pena investir seu dinheiro em uma tecnologia que está chegando agora ao mercado?

A tecnologia 4K garante aos usuários uma qualidade de imagem muito superior ao Full HD, resolução máxima que usamos até então, com uma quantidade de pixels muito maior, o que nos permite observar cada detalhe presente na imagem, porém, mesmo com uma qualidade de imagem tão superior é quase certo que hoje ainda não vale a pena investir alto em uma televisão 4K.

O principal motivo não é referente à qualidade da tecnologia, mas sim a quantidade de conteúdo oferecido para ela, algo extremamente restrito nos dias de hoje.

Quem decide investir em uma televisão 4K, acaba por poder desfrutar apenas de alguns vídeos de teste das fabricantes e um ou outro conteúdo encontrado na Internet, embora também escasso. Mesmo as emissoras de TV e as produtoras de cinema ainda não começaram a investir de fato no 4K, o que limita praticamente todo o conteúdo que poderíamos ter com ele, visto que, praticamente todo o conteúdo que assistimos é derivado de Filmes & Séries, emissoras de TV e do YouTube.

Porém, para aqueles que assinam o Netflix, é importante ressaltar que a empresa vem investindo no 4K, já que a série famosa ''House of Cards'', foi gravada inteiramente em 4K. A Rede Globo também vem gravando suas novas novelas em 4K. Grande parte do conteúdo disponível hoje, em 4K, é na realidade apenas uma adaptação para a nova resolução, o que acaba por melhorar a qualidade da imagem vista, mas não se trata de um ''4K real''.

Por outro lado, as televisões 4K consomem cerca de 30% de energia e ainda possuem um sistema de som que chega bem próximo do que vemos atualmente nos Home Theaters, o que pode ser uma grande vantagem para os usuários que optarem por uma TV 4K.





As televisões com essa resolução, porém, ainda estão em sua grande parte, disponíveis apenas com vendedores que importam esses produtos, embora os preços não sejam tão elevados, em comparação com um televisor Full HD. A boa notícia, é que se você optar pelas TVs 4K, possivelmente, passará um bom tempo sem precisar comprar um novo televisor, já que ele se manterá com uma grande qualidade por um bom tempo.

Entretanto, muitas empresas vêm optando por investir em conteúdo Quad HD, abaixo do 4K que conhecemos, mas também com uma qualidade superior ao Full HD, o que pode ser mais um problema para quem optar por uma TV 4K.

O resultado é que, de fato, por enquanto ainda não é um negócio tão vantajoso investir em um televisor 4K, porém, se você optar por comprar um desses dispositivos, tenha em mente que por outro lado, certamente demorará bastante até ter de comprar uma nova TV com tecnologia mais recente.

Por Paulo Henrique

TV 4K

Foto: Divulgação



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *