Saiba aqui o que fazer quando o áudio do cabo HDMI não sai na TV.

A função do cabo HDMI é transmitir os dados em alta resolução para aparelhos como televisores e computadores, garantindo assim imagem e sons com ótima qualidade.

Existem diversos modelos de cabo HDMI, cada um com um objetivo, seja na velocidade ou na qualidade da transmissão. Os conectores banhados a ouro são considerados com maior qualidade, pois sua composição é mais resistente tendo maior emissão de sinais. Os modelos de HDMI são compostos por dezenoves pinos de encaixes, para que o cabo HDMI funcione corretamente é necessário que os dezenoves pinos fiquem bem encaixados se for mal encaixado pode danificar o cabo e em alguns casos danificar o aparelho.

Para ter imagem e áudio de qualidade o consumidor deve ficar atento à resolução das imagens transmitidas, existem alguns modelos de resolução, que podem ser os seguintes: “480 p ” a letras após a numeração é referente ao mapeamento realizado pelo aparelho, no caso do p significada mapeamento progressivo (progressive scan). Já para a resolução “720 i”, a letra i simboliza mapeamento entrelaçado (interlaced). Nesse caso, a resolução “480 p” refere-se a mapeamento progressivo de 640 x 480 pixels e a “720 i” refere-se ao mapeamento entrelaçado 1282 x 720 i, outra resolução bastante comum é a 1920 x 1080 (Full HD).

Ao conectar o cabo HDMI da TV no computador, se torna comum haver problemas na configuração do áudio. Para resolver essa situação é necessário ficar atento em alguns detalhes.

Primeiramente é necessário conectar o cabo HDMI nos aparelhos e esperar a conexão ser conhecida. Em seguida caso haja o problema no áudio é necessário ir na configuração de “SOM” no “Painel de Controle” do computador. Na configuração de SOM abrirá uma janela contendo as seguintes opções REPRODUÇÃO , GRAVAÇÃO, SONS, COMUNICAÇÕES , clique na opção “REPRODUÇÃO”, nela será exibido o ícone com a marca da televisão, essa opção indica o áudio da TV, clique nesse ícone e selecione a opção “Definir como padrão” em seguida clique em “Aplicar” e para finalizar clique em “OK”. Pronto, a partir desse momento a opção TV está selecionada e o áudio sairá na TV.

Para ajustar o som clique no ícone Alto-Falantes localizado na barra de tarefas no canto direito do computador, após clique no áudio da TV e ajuste conforme necessário.

Gisele Alves de Brito


Alguns consumidores afirmam que o áudio dos televisores LCD deixa a desejar em termos de potência, especialmente quando comparados aos antigos televisores com tubo de imagem (CRT). A realidade é que se trata de uma comparação desproporcional.

A potência de áudio está ligada a uma série de fatores, e dentre eles pode-se destacar o tipo de alto-falante que está sendo utilizado.

Equipamentos que exibem uma maior potência de áudio possuem alto-falantes maiores e mais robustos, capazes de produzir ondas sonoras mais intensas.

Nos antigos televisores equipados com tubo de imagem, o espaço interno permitia o emprego de alto-falantes de grandes tamanhos, de acordo com o projeto do equipamento. Dessa forma era possível instalar um alto-falante relativamente grande para que fosse possível atingir um valor mais alto de potência de áudio.

Nos modernos equipamentos de LCD é notável a falta de espaço interno para a instalação de alto-falantes maiores, o que obriga os fabricantes a empregarem dispositivos de pequenas dimensões, mas dotados de elevada sofisticação.

Sendo assim, aqueles que reclamam que o áudio de um televisor de LCD tem menor potência do que o áudio de um televisor antigo tem certa razão quanto à sua percepção (embora possam estar enganados do ponto de vista técnico), muito embora a qualidade de áudio nos televisores LCD sejam superiores, tanto pela tecnologia empregada na construção dos novos dispositivos, quanto pela adoção de padrões de áudio digitais (transmitidos juntamente com a imagem dos canais de TV Digital).

Por Luiz Moreira Filho





CONTINUE NAVEGANDO: