Analisando os dois dispositivos, é possível decidir qual é o melhor para determinado tipo de comprador.

Hoje em dia, a conexão com a internet rede está presente em nossos celulares, computadores, impressoras e, até mesmo, nas televisões, o que facilita muito a vida de quem gosta de assistir filmes em serviços de streaming como o Netflix, jogar, ouvir música ou assistir a vídeos no YouTube. Porém, para quem não possui ou não tem interesse em um desses aparelhos, existem dispositivos que prometem deixar a televisão mais “inteligente”. Atualmente, dois dos mais famosos são o Google Chromecast e a Apple TV.

Do lado da gigante das buscas, temos o Chromecast, um pequeno dongle que promete transformar a televisão de qualquer sala em uma smart tv. O acessório, que mais parece um pen drive, transfere o conteúdo de aplicativos como YouTube e Netflix para a tela grande através da conexão WiFi. O acessório da Apple, por outro lado, possui mais recursos e um preço menos em conta.

Analisando os dois dispositivos, é possível decidir qual é o melhor para determinado tipo de comprador.

Tamanho e design:

Nesse quesito, a Google fez bem feito. Apesar de a Apple TV ser bastante ergonômica, bonita e não ocupar muito espaço, o Chromecast parece um pendrive levemente maior, o que o torna mais leve (pesando apenas 34 g) e muito mais discreto, podendo, inclusive, ficar atrás da televisão sem que seja percebida a presença do dispositivo.

Desempenho:

Quando o assunto é desempenho, no entanto, a empresa da maçã sai na frente. A poderosa caixinha que é a Apple TV, em sua última geração, é equipada com um processador A5, 512 MB de RAM e memória de 8 GB. O Chromecast, por outro lado, conta com 2 GB de memória flash, o que é a única diferença nesse quesito, pois ambos suportam a reprodução de vídeos em Full HD.

Aplicativos:

Aplicativos famosos como HBO GO, YouTube, Crackle e Netflix estão presentes na Apple TV e no Chromecast e apresentam desempenho igualmente excelente nos dois dispositivos. A Apple TV, no entanto, possui o iTunes e sua vasta biblioteca de filmes, música e séries, o que pode fazer diferença para alguns usuários.

Sistema operacional:

Essa é uma questão difícil de ser discutida, pois depende muito do ponto de vista de cada um. O Chromecast vem equipado com uma versão simplificada do Chrome OS, sistema operacional do Google que é totalmente baseado na nuvem e dependente da internet. Já a Apple TV conta com um sistema próprio adaptado do iOS, com atualizações e melhorias cada vez mais frequentes.

Preço:

Comparando os preços de lançamento dos dispositivos, percebe-se que o Chromecast sai ganhando. O Google lançou o aparelho no Brasil por um valor de R$ 199,00, enquanto a Apple TV pode ser encontrada por algo na faixa dos R$ 400,00.

Qual o melhor?

Cabe ao usuário decidir o que se adapta melhor as suas necessidades. Se o objetivo é assistir filmes do Netflix e vídeos no YouTube com um dispositivo simples, bom e barato, o Chromecast é uma opção incrível. Por outro lado, se o usuário quer um sistema que não é totalmente baseado na nuvem, uma biblioteca de filmes e não se importa em pagar um pouco mais, talvez seja uma boa investir em uma Apple TV.

Por Marco Fagundes

Apple TV e Chromecast


As várias possibilidades que o Chromecast trouxe aos usuários, o tornou um gadget poderoso, com fãs no mundo todo. O preço atraente para tonar um aparelho convencional em uma Smart TV agradou e muito, tanto que em pouco tempo depois de seu lançamento, ainda é considerado um sucesso. O dispositivo ultrapassou a concorrente Apple TV e agora está atrás apenas do Roku, que continua em primeiro lugar no seu segmento.

Para quem não conhece, o Chromecast é dispositivo que se conecta a entrada USB e a porta HDMI para oferecer o serviço de Streaming. São duas formas de utilizá-lo, sendo possível com de uma conexão com a internet, ver o conteúdo de aplicativos da rede, como YouTube, Netflix e outros aplicativos. A segunda forma se chama tab casting, que permite a exibição de conteúdo acessível no navegador.

A popularidade do Chromecast é notável, principalmente nos últimos meses, quando ainda estava em terceiro lugar nos Estados Unidos. Hoje, o Chromecast possui 20% do mercado e a Apple está um pouco atrás com 17%. Em primeiro lugar, o Roku, está com 29% e possivelmente poderá perder algum desse percentual se o aparelho do Google continuar em ascensão. Já a Apple fica a frente somente do Amazon Fire TV e o dispositivo da Sony.

Vale ressaltar que a Apple já está no mercado há bem mais tempo. O mesmo não se pode falar do concorrente da Google, que foi lançado em julho de 2013 e de lá para cá conquistou um mercado considerável. Sua principal vantagem é o leque maior de opções, sendo o Chromecast é muito mais aberto a novidades tanto em aplicativos quanto em usabilidade.

Diferente do Brasil, nos Estados Unidos, cada vez mais pessoas utilizam do serviço de streaming e esse número irá aumentar. Lá o mercado já está estabelecido e o interesse das pessoas é maior. No Brasil ainda há poucos adeptos, contudo é válido afirmar que o Chromecast e a Apple TV são as opções mais usadas. 

Chromecast x Apple TV

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: