A Copa do Mundo veio a calhar muito bem ao Brasil. Agora, deve vir a pergunta Por quê?. Certo, há vários motivos plausíveis para a afirmativa inicial deste parágrafo. Um deles, óbvio, é o maior poder aquisitivo dos brasileiros de acordo com informações oficiais desde o final do ano passado por parte do governo e de especialistas. Juntam-se a esse fato o aumento de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano e a criação de novos empregos. Assim, a resposta está aí, na pontinha da língua.
O comércio, desde a proximidade do evento futebolístico, tem contabilizado lucros atrás de lucros, independente do segmento relacionado. Camisetas, artigos esportivos, comidas e bebidas indicam crescimento dentro de certas perspectivas. Um dos setores que muito tem comemorado é o de eletroeletrônicos, principalmente se o produto mencionado são televisores de última geração – Plasma, LCD ou LED.
José Domingos Alves, supervisor geral das Lojas Cem, relacionou durante reportagem expedida pelo portal de notícias G1 a falta de TV de LED de 32”, com vendas 100% maiores de maio a junho e 70% superiores às verificadas durante a Copa do Mundo na Alemanha, em 2006.
Adelino Colombo, presidente das Lojas Colombo, admite crescimento de 10% no faturamento de junho em detrimento ao período similar do ano passado, enquanto a rede Ponto Frio, mais notável nesse sentido, conferiu vendas 115% maiores nos primeiros dez dias do atual mês em relação ao intervalo igual de 2009.
Possivelmente, outros setores ilustrarão seus dados em breve. É bem provável que essa ascensão perdurará durante curto espaço de tempo, pois o aumento de inadimplência começou a ser constatado.
Por Luiz Felipe T. Erdei
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