Áudio da TV LCD e CRT – Qual é Melhor?




Alguns consumidores afirmam que o áudio dos televisores LCD deixa a desejar em termos de potência, especialmente quando comparados aos antigos televisores com tubo de imagem (CRT). A realidade é que se trata de uma comparação desproporcional.

A potência de áudio está ligada a uma série de fatores, e dentre eles pode-se destacar o tipo de alto-falante que está sendo utilizado.


Equipamentos que exibem uma maior potência de áudio possuem alto-falantes maiores e mais robustos, capazes de produzir ondas sonoras mais intensas.

Nos antigos televisores equipados com tubo de imagem, o espaço interno permitia o emprego de alto-falantes de grandes tamanhos, de acordo com o projeto do equipamento. Dessa forma era possível instalar um alto-falante relativamente grande para que fosse possível atingir um valor mais alto de potência de áudio.

Nos modernos equipamentos de LCD é notável a falta de espaço interno para a instalação de alto-falantes maiores, o que obriga os fabricantes a empregarem dispositivos de pequenas dimensões, mas dotados de elevada sofisticação.


Sendo assim, aqueles que reclamam que o áudio de um televisor de LCD tem menor potência do que o áudio de um televisor antigo tem certa razão quanto à sua percepção (embora possam estar enganados do ponto de vista técnico), muito embora a qualidade de áudio nos televisores LCD sejam superiores, tanto pela tecnologia empregada na construção dos novos dispositivos, quanto pela adoção de padrões de áudio digitais (transmitidos juntamente com a imagem dos canais de TV Digital).

Por Luiz Moreira Filho



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *