TVs LCD e Plasma – Diferenças





Ao decidirmos comprar uma televisão podemos ficar com dúvida sobre qual modelo devemos adquirir: Plasma ou LCD?

Ambas apresentam alta tecnologia, e também apresentam vantagens e desvantagens, em sua elaboração e na utilização do produto.




A TV em Plasma apresenta uma durabilidade de até 5 anos aproximadamente, ângulo de visão mais amplo, com um tamanho tela de 65", conforme o modelo, com cores bem vibrantes, como informa o site info.abril.com.br. Seu consumo de energia é alto se comparado a outra TV, como verificamos no vídeo. Em ambientes claros ela fica opaca, prejudicando a imagem, e ainda em seus aspectos negativos, a TV em Plasma apresenta o efeito burn-in, onde a tela é manchada definitivamente, problema causado por imagens estáticas, como explica Paulo Diniz, professor da Escola Politécnica da UFRJ.

Já a TV LCD apresenta a desvantagem de sofrer do efeito "fantasma" na tela, que acontece quando movimentos rápidos estão contidos nas cenas que estamos assistindo, já sua durabilidade varia entre 7 e 10 anos, e apresenta qualidade de alta definição, com um consumo menor de energia. Normalmente funcionava melhor em ambientes mais escuros, o que causava incômodo, pois tínhamos que movimentar a tela a todo momento, em busca de uma melhor posição para o aparelho, contudo estes problemas estão sendo sanados, como afirma o site ips-imageminteligente.blogspot.com, pois há pouco tempo a tecnologia IPS foi criada para TVs LCD, retirando este problema de reflexo de tela, que prejudica a imagem. Esta inovação tecnológica exibe uma imagem perfeita, mesmo que a claridade em excesso faça parte do ambiente.


Percebemos que ambas as tecnologias, tanto as empregadas na produção da TV em Plasma como na LCD, exibem constantemente a superação do próprio produto em si mesmo, e o que hoje é uma desvantagem, pois rapidamente pode ser modificado e apresentado produtos ainda mais modernos.

Em relação aos preços, a TV em Plasma fica em torno de R$ 2.849,05, como informa o site www.americanas.com.br com 51" e a TV LCD tem o valor de R$ 6.959,90 com 52", conforme o shopping.uol.com.br.

Os valores de ambas variam muito em relação à marca e modelo, por isso o consumidor deve ficar atento e usar a regra básica de pesquisar antes de comprar.

Por Mônica Palácio



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *