Google Chromecast e Apple TV – Comparação

Analisando os dois dispositivos, é possível decidir qual é o melhor para determinado tipo de comprador.

Hoje em dia, a conexão com a internet rede está presente em nossos celulares, computadores, impressoras e, até mesmo, nas televisões, o que facilita muito a vida de quem gosta de assistir filmes em serviços de streaming como o Netflix, jogar, ouvir música ou assistir a vídeos no YouTube. Porém, para quem não possui ou não tem interesse em um desses aparelhos, existem dispositivos que prometem deixar a televisão mais “inteligente”. Atualmente, dois dos mais famosos são o Google Chromecast e a Apple TV.

Do lado da gigante das buscas, temos o Chromecast, um pequeno dongle que promete transformar a televisão de qualquer sala em uma smart tv. O acessório, que mais parece um pen drive, transfere o conteúdo de aplicativos como YouTube e Netflix para a tela grande através da conexão WiFi. O acessório da Apple, por outro lado, possui mais recursos e um preço menos em conta.

Analisando os dois dispositivos, é possível decidir qual é o melhor para determinado tipo de comprador.

Tamanho e design:

Nesse quesito, a Google fez bem feito. Apesar de a Apple TV ser bastante ergonômica, bonita e não ocupar muito espaço, o Chromecast parece um pendrive levemente maior, o que o torna mais leve (pesando apenas 34 g) e muito mais discreto, podendo, inclusive, ficar atrás da televisão sem que seja percebida a presença do dispositivo.

Desempenho:

Quando o assunto é desempenho, no entanto, a empresa da maçã sai na frente. A poderosa caixinha que é a Apple TV, em sua última geração, é equipada com um processador A5, 512 MB de RAM e memória de 8 GB. O Chromecast, por outro lado, conta com 2 GB de memória flash, o que é a única diferença nesse quesito, pois ambos suportam a reprodução de vídeos em Full HD.

Aplicativos:

Aplicativos famosos como HBO GO, YouTube, Crackle e Netflix estão presentes na Apple TV e no Chromecast e apresentam desempenho igualmente excelente nos dois dispositivos. A Apple TV, no entanto, possui o iTunes e sua vasta biblioteca de filmes, música e séries, o que pode fazer diferença para alguns usuários.

Sistema operacional:

Essa é uma questão difícil de ser discutida, pois depende muito do ponto de vista de cada um. O Chromecast vem equipado com uma versão simplificada do Chrome OS, sistema operacional do Google que é totalmente baseado na nuvem e dependente da internet. Já a Apple TV conta com um sistema próprio adaptado do iOS, com atualizações e melhorias cada vez mais frequentes.

Preço:

Comparando os preços de lançamento dos dispositivos, percebe-se que o Chromecast sai ganhando. O Google lançou o aparelho no Brasil por um valor de R$ 199,00, enquanto a Apple TV pode ser encontrada por algo na faixa dos R$ 400,00.

Qual o melhor?

Cabe ao usuário decidir o que se adapta melhor as suas necessidades. Se o objetivo é assistir filmes do Netflix e vídeos no YouTube com um dispositivo simples, bom e barato, o Chromecast é uma opção incrível. Por outro lado, se o usuário quer um sistema que não é totalmente baseado na nuvem, uma biblioteca de filmes e não se importa em pagar um pouco mais, talvez seja uma boa investir em uma Apple TV.

Por Marco Fagundes

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Ver Comentários

  • Chromecast é excelente não troco por nada...

    Cancelar resposta

    Quer deixar um comentário?

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies