À meia-noite de quarta-feira (29 de março) para quinta-feira (30 de março), o sinal analógico da TV aberta será desligado em toda a região metropolitana de São Paulo. Até o momento, o local é considerado o maior mercado desse tipo de mídia no país. Para isso, a organização Seja Digital, responsável por implementar a mudança, oferecerá à população um pacote gratuito de 44 canais.
A Seja Digital é uma entidade do setor de digitalização de canais de TV, que realizará a migração do sinal analógico para o digital em todo o Brasil. Foi criada em parceria com a Anatel e operadoras de telefonia móvel, como a Algar, Vivo, Tim e Claro. Para isso, tem feito diversas campanhas informativas sobre o tema em diversas mídias.
Quando chegar o horário programado para o corte de sinal (à meia-noite), aparecerá na tela de da TV uma mensagem informando que isso ocorreu. Também haverá um aviso de que toda a programação antes acessada poderá ser conferida por meio de sinal digital.
Para receber o sinal digital é necessário ter uma TV de tela plana com conversor digital integrado e utilizar uma antena específica (interna ou externa). Caso sua TV não o tenha, é possível adquirir o aparelho de forma separada. Televisores de formato em tubo também podem receber o sinal por meio desse equipamento, que tem preço médio de R$100 e pode encontrado em lojas virtuais ou em lojas de eletrônicos, supermercados e outros.
Se a sua TV foi comparada depois de 2010, há grandes chances de já possuir o conversor digital. Para conferir se o aparelho receberá sinal digital, basta verificar se ele tem o selo “DTV”. No site da Seja Digital há uma lista completa de televisores que tem essa funcionalidade, que pode ser vista aqui.
Pessoas de baixa renda e que são beneficiárias de programas sociais, como o Bolsa Família, podem adquirir um kit para recepção do sinal digital de forma gratuita. Para isso, basta agendar a retirada dos equipamentos no site da Seja Digital, neste link.
Essas mudanças e o acesso a serviços de streaming como a Netflix têm feito as assinaturas de TV a cabo/via satélite caírem de maneira considerável. Afinal, essas opções são mais acessíveis e flexíveis para a maioria dos telespectadores.
Camilla Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?