Como transformar uma TV de tubo em SmartTV?



Confira dicas de como transformar uma TV de tubo em uma TV inteligente.

A tecnologia não evoluiu somente termos de aparelhos ou demais estruturas funcionais. A tecnologia está permitindo adaptações fantásticas na vida cotidiana.

Há gente talentosa que estuda sobre TVs que possuem entrada HDMI, entrada USB e um sistema operacional, com Wi-Fi, as quais muitas vezes têm sacadas geniais do tipo: Como instalar esses dispositivos em uma TV de tubo? Este artigo aborda exatamente essa possível transformação de uma TV de tubo em uma TV inteligente, de modo barato e fácil.



Existe um tipo de segredo chamado "adaptador AV/HDMI", que consiste, basicamente, em um dispositivo adaptador para saída AV de uma televisão mais velha, ou seja, aquela que utiliza cabo triplo, de cor vermelha, cor branca e cor amarela, em uma saída de tipo HDMI. Deste modo, juntando a isso mais alguns componentes básicos e fáceis de encontrar, o consumidor poderá estabelecer conexão entre dispositivos como o Chromecasts e o set-top boxes a uma velha TV.

O procedimento de conexão de um Chromecast a uma TV de tubo é o seguinte:

Dispor de um dispositivo Chromecast; de uma TV de tubo; de um carregador de celular tipo Android, junto a um cabo micro-USB; de um adaptador tipo AV/HDMI, e de um cabo AV.

O método começa assim: localizar, na velha TV de tubo, a entrada AV, e ligar o cabo AV nesta mesma TV. São três entradas de conexão: uma branca, uma vermelha e uma amarela. Será necessário conectar cada cabo em sua cor correspondente; já na outra extremidade do mesmo cabo, será necessário encaixar o adaptador tipo AV/HDMI.



O passo seguinte é: ligar o dispositivo Chromecast na porta de tipo HDMI do adaptador. Este dispositivo estará pronto para enviar o sinal preciso à TV, entretanto, outro detalhe será necessário: a energia. É neste ponto que entra o dispositivo do carregador de celular micro-USB. Será preciso conectá-lo a uma tomada mais próxima, conectando a outra extremidade à parte traseira do Chromecast.

Muitos adaptadores tipo AV/HDMI necessitam, também, de energia. Neste caso, será de grande utilidade dispor de um carregador de celular que possa ser conectado na parede, portando, em sua estrutura, duas saídas de USB. Com dois cabos, será possível ligar o Chromecast e o adaptador em uma mesma tomada.

Assim que todo o aparato estiver ligado, será necessário utilizar o controle da TV velha para ser possível selecionar a entrada AV. Quando esse procedimento for realizado, a imagem do Chromecast aparecerá na seleção. Deste modo, será possível utilizar o celular para transmitir alguns vídeos do Youtube; da Netflix ou mesmo de outros aplicativos de mesma natureza.

Outra alternativa é a seguinte:

Conexão de set top box a uma TV AV. Será necessário uma TV de tubo; um set top box; um Adaptador AV/HDMI; um cabo AV; um cabo HDMI; um carregador de celular micro-tipo USB.

Será necessário conectar um cabo AV na própria entrada AV da velha TV de tubo. Muito cuidado ao encaixar os cabos nas suas conexões correspondentes, respeitando as cores. O passo seguinte será encaixar os cabos na outra extremidade do adaptador. Assim que esse passo for realizado, será necessário conectar o cabo HDMI, ou seja, conectar uma extremidade dele ao adaptador e a outra diretamente à set top box.

O passo seguinte será ligar a set top box diretamente a uma tomada, para que a mesma funcione. Em caso de o adaptador precisar de energia, será preciso garantir que haja espaço na tomada para ele. Se for necessário, poderá ser utilizada uma régua ou um Benjamin. Deste modo, será possível conectar ainda mais aparelhos ao mesmo set top box, exatamente como em um console de videogame, o que pode dar ainda mais recursos à velha Tv de tubo.

Por Paulo Henrique dos Santos

Transformar TV tubo em SmartTV



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *