A promessa da Samsung feita em janeiro já foi cumprida pela marca. Em anúncio oficial realizado na última terça-feira, dia 2 de abril, a empresa explanou sobre a chegada de suas primeiras TVs QLED 8K para o mercado brasileiro.
Com resolução de 7680 x 4320 pixels, os televisores da companhia trazem o magnífico resultado de 33 milhões de quadradinhos, capacidade altíssima de processamento para oferecer a melhor qualidade que vai além do 4K e tamanhos gigantescos na tela.
Logo no surgimento das TVs em 4K, o maior questionamento acerca do modelo foi: para que serve? E com essa novidade não poderia ser diferente. Afinal, tudo isso parece ser muito legal. Mas onde estão os conteúdos em 8K?A verdade é que diversos executivos de diferentes fabricantes que participaram em Las Vegas da “Consumer Electronic Show”, a CES 2019, reconhecem que, apesar de inovadora, essas televisões provavelmente ainda irão demorar e muito para chegar às prateleiras. Todavia, no Brasil, a tecnologia já vem sendo aplicada em algumas gravações, como é o caso do Carnaval que ocorre no Rio de Janeiro. Porém, para os empresários, a grande dificuldade encontrada para a aplicação do 8K esbarra na distribuição. Isso porque, no país, se você possui uma conexão à internet que realiza streaming em uma velocidade de 100 megabits por segundo, já é possível que você se sinta um privilegiado. Por esse motivo, a aposta e solução é utilizar as tecnologias em “upscaling”, que nada mais é do que pegar um vídeo com baixa resolução e o esticar, copiando todos os pixels que o acompanham e formando uma imagem maior. Transportando essa realidade para a Samsung, a promessa feita é que a empresa irá utilizar milhões de imagens presentes em um banco de dados para a melhoria da imagem, trazendo inclusive texturas mais realistas em suas representações, seja de um rosto, um rótulo de perfume ou, até mesmo, de uma flor. A verdade é que é possível ver uma diferença muito nítida entre uma TV com tecnologia 4K e outra com 8K, estando elas lado a lado e na reprodução de um conteúdo Full HD. A dúvida que resta é saber se todo esse poderio irá funcionar muito bem quando aplicado ao mundo real e com vídeos mais complexos do que os conteúdos que são utilizados para exemplo pela marca. Q900: primeiro modelo 8KA Q900, ou Q900R, é o primeiro modelo de televisão 8K a desembarcar. Anunciada originalmente durante a IFA 2018, uma das maiores feiras voltadas para o mundo tecnológico e realizada na cidade de Berlim, a mesma ganhou novos tamanhos durante a CES 2019. Quanto aos recursos, esses são os mesmos das QLEDs mais onerosas da companhia, como é o caso da Única Conexão. Nessa, o único cabo existente conecta a televisão ao restante dos dispositivos existentes, tudo por meio de uma caixa “One Connect”. Com isso, elimina-se o excesso de fios que, geralmente, bagunçam o ambiente. Além disso, há também incluído o Controle Remoto Único, que permite o controle de outros aparelhos da casa.
Aqui no Brasil, a TV virá disponível em tamanhos de 82, 75 e 65 polegadas. Os preços sugeridos e apresentados a partir do próximo sábado, dia 6 de abril, são de R$ 89.999, R$ 38.999 e R$ 24.999, provando que a tecnologia não é para qualquer bolso.
A promessa é de 10 anos de garantia para “burn-in”, bem como HDR com picos de brilho em até 4.000 nits e controle de iluminação local em 480 zonas. Para aqueles que buscam tamanhos ainda maiores, a Samsung afirma e se compromete a apresentar por aqui a televisão em 98 polegadas.
Com pré-venda até o dia 21 de abril, há uma promoção para aqueles que adquirirem o produto. Quem comprar a TV QLED 8K, ganhará de brinde um Galaxy S10.
Kellen Kunz
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