Qual a Melhor Tecnologia de TV?



Confira as especificações de cada tecnologia de TV (LED, OLED e QLED) e qual é considerada a melhor.

Escolher um aparelho tecnológico está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil, isso porque com o rápido avanço desta área faz com que haja muito mais opções do que era oferecido antigamente e isso gera uma grande dúvida: qual delas é a melhor?

Quando o assunto é televisão, a conversa não é diferente. Afinal, todos querem a melhor opção para aproveitar seu momento de lazer com qualidade e conforto, não é mesmo? Portanto, para te ajudar na decisão de qual a melhor tecnologia de TV vamos apresentar três opções: LED, OLED e QLED.



Todas as opções mencionadas tratam da tecnologia de tela, ou seja, cada uma possui um tipo de característica que busca proporcionar uma maior experiência em relação a exposição de cores, brilho, consumo de energia, etc.

LED

A TV de Diodo Emissor de Luz (LED) surgiu como uma evolução da TV LCD. Apesar de ambas terem cristal líquido, a nova versão possui lâmpadas de LED em seu interior, o que proporciona a diminuição do consumo de energia.



Essa tecnologia permite que o usuário controle a intensidade da luz. Por exemplo: os tons de preto ficam menos iluminados e mais naturais quando comparados aos modelos antigos, como o da TV LCD.

Esta versão ainda possui mais duas grandes vantagens: uma melhora significativa na qualidade da imagem, que fica mais brilhosa e possui um contraste melhor; e seu design oferece um produto mais leve e fino.

Uma questão significativa que deve ser levada em consideração é o preço. A TV de LED é a que possui o preço mais acessível quando comparada às outras tecnologias.

Leia também:  Novas TVs Sharp AQUOS Quattron Full HD com tecnologia 4K

OLED

O Diodo Emissor de Luz Orgânico (OLED) é uma versão atualizada e melhorada do LED. A principal diferente é que ao invés de possui uma lâmpada para oferecer a emissão de luz na tela da TV, o OLED possui uma luz própria no painel que é ligada por meio de uma corrente elétrica, ou seja, ela não precisa de uma iluminação traseira.

Portanto, ela não possui cristal líquido, isso permite dar leveza ao equipamento e reduzir ainda mais o consumo de energia.

Este tipo de iluminação permite a abertura no ângulo de visão, ou seja, proporciona a possibilidade da criação de uma TV curvilínea mantendo a qualidade da imagem e fazendo com que determinadas cores, como o preto, por exemplo, seja retratado na sua realidade e não um cinza escuro.

Entretanto, esta opção ainda oferece uma desvantagem: o tempo de vida útil. É estimado que o material orgânico dure aproximadamente 14 mil horas, por outro lado, a TV de LED possui o dobro de durabilidade.

QLED

Este modelo tecnológico oferece uma série de nanocristais em pontos quânticos que oferecem a tecnologia de LED de forma melhorada. Isso permite que as cores de uma TV Quantum Dot Emitting Diodes (QLED) sejam mais fiéis à realidade do que as outras versões.

Assim, a luz emitida por essa versão é maior e o desgaste é menor em relação à OLED.

Afinal, qual a melhor?

Vários critérios podem ser levados em consideração na hora de escolher a melhor tecnologia de TV, dentre eles há quem ainda goste de optar por marca. As TVs de LED são fabricadas pela maior parte dos fabricantes, já as de OLED são da LG e as de QLED, da Samsung.

Leia também:  Semp Toshiba não pretende disputar mercado com LG e Samsung

Em relação ao preço, a LED é a mais barata. Por outro lado, quem prefere um design moderno e mais fino ou curvilíneo, a OLED é a melhor opção.

Por fim, quando o assunto é qualidade na imagem em relação às cores, a QLED é com certeza, a mais avançada.

Vale ressaltar que os modelos citados são referentes exclusivamente ao tipo de tecnologia de tela, isso não exclui a possibilidade de que ela seja Smart TV, por exemplo.

E aí, já escolheu a sua?

Por Diana Diniz de Jesus

TV OLED

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *