Claro Box TV – Novo Serviço de IPTV no Brasil



Empresa espera conseguir 60 milhões de clientes para seu novo serviço.

A operadora de telefonia móvel e TV por assinatura Claro possui um ambicioso objetivo em relação ao Claro Box Tv, almejando alcançar 60 milhões de assinantes em seu serviço de IPTV, número que supera todo o mercado regular de tv por assinatura em território nacional, que conta oficialmente com 15 milhões de acessos. Mesmo com este objetivo, a Claro continua apostando na tv por assinatura tradicional, porém, ciente da necessidade de adaptação da plataforma, em função da mudança de comportamento de seus usuários. O objetivo foi divulgado durante evento de tecnologia pelo diretor de Produtos de Vídeo da operadora, Alessandro Maluf. O executivo garantiu que o lançamento do IPTV é uma alternativa e que a Claro não pretende descontinuar o formato tradicional, que demanda a presença de cabos coaxiais e antenas parabólicas.

Para conseguir alcançar os 60 milhões de domicílios através do Claro Box TV, Alessandro Maluf direciona o alvo para usuários com internet fixa de outras operadoras. Segundo os dados da Anatel, o Brasil possuía 35 milhões de acessos através de banda larga no mês de outubro de 2020. Porém, os números podem sofrer alterações devido aos casos de subnotificações de vários provedores que não fornecem seus números. Um ponto de grande relevância sobre a demanda por TV por assinatura vem através da fala de Maluf, que afirma que a pirataria é uma prova da procura do consumidor pela TV por assinatura, mas que não usa as vias legais devido aos altos valores cobrados. A ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) contabiliza aproximadamente 4,5 milhões de usuários de TV por assinatura através de serviços piratas.

Leia também:  TV do futuro pode ser um projetor a laser


Atualização da TV paga com os aplicativos

Alessandro Maluf ainda afirma existir demanda pelo serviço de TV por assinatura, porém, este deve ser atualizado com os aplicativos de conteúdo, como por exemplo, Disney+, Globoplay e Netflix, dentre outros. Porém, até o momento, somente a Netflix está disponível no streaming da Claro NET TV e no Claro Box TV. A operadora fornece conteúdos da Fox, HBO, Paramount+ e outras programadoras de TV por assinatura através do Now, entretanto, a experiência entregue não é a mesma de plataformas avulsas.

Disponibilidade do Claro Box TV em 9 localidades

O diretor de Produtos de Vídeo da operadora afirma que o serviço Claro Box TV já opera em fase piloto e tem apresentado boa aceitação por parte dos usuários. Há pouco tempo a Claro ampliou a venda de seu serviço de IPTV para outras cidades, com presença em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campinas, Brasília e Belo Horizonte. O preço do Claro Box TV é bem menor do que as operadoras de TV por assinatura cobram pelo serviço tradicional. A mensalidade é de R$ 49,90, permitindo acesso à mais de 80 canais fechados.



Após a contratação do serviço, o cliente conta com uma TV Box entregue em regime comodato (que significa que caso ocorra o cancelamento do serviço, o aparelho precisa ser devolvido e empresa), e precisa pagar R$ 250,00 como taxa de adesão caso não possua serviço de banda larga, celular pós-pago da Claro ou telefone fixo. O crescimento do serviço de IPTV como modelo de negócio que não exigisse a presença da TV Box talvez tornasse este serviço mais barato e menos burocrático.

Leia também:  Promoções de TVs no site Submarino

É totalmente possível a criação de um aplicativo voltado para smart TVs, permitindo somente a venda da assinatura, desobrigando os usuários a adquirir equipamentos e se submeter a altas taxas de adesão. Porém, a escolha desta opção depende, necessariamente, do desejo dos fornecedores de serviço de IPTV em enxergar este caminho como benéfico para si, permitindo facilitar a vida dos usuários sem prejudicar o negócio e seus objetivos financeiros.

Luis Fernando Bernardo

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *