Qual a Diferença da TV LED, OLED e QLED? Qual tipo é Melhor?



Confira aqui as principais diferenças entre as TVs LED, LCD, OLED e QLED.

Se você está com intenção de comprar uma Smart TV, mas está ainda pensando e decidindo qual modelo levará para casa, veja algumas dicas sobre os modelos de tela para lhe ajudar na escolha mais adequada para a sua casa. Mas você sabe realmente quais são as diferenças entre elas: LED, OLED e QLED?

As telas de LED e LCD já são velhas conhecidas dos consumidores, bem como as mais fáceis de serem encontradas. Elas são fabricadas com cristal líquido.



Já as consideradas mais modernas são as OLED e QLED. As OLED nada mais são do que um modelo de LED só que melhorado, já que cada um de seu pedacinho é iluminado de forma separada e o seu “preto” é excepcional. A parte preta naquele filme que fica meio cinza ou que é invadida por outras cores, na tecnologia OLED isso não acontece e tudo fica muito mais impressionante. A QLED é um nível mais alto da OLED, além de trazer imagens incríveis.

Neste artigo trouxemos algumas informações importantes para você sobre as diferenças de telas das TV’s. Sabendo de todas as características, diferenças e vantagens, com certeza você conseguirá fazer uma boa escolha que caiba no seu orçamento e dentro do que você necessita.



LED

Caso você ainda não tenha tido um modelo de televisão com a tela em LED, com certeza já ouviu falar. Elas nada mais são do que uma evolução da tecnologia LCD. Apesar de todo o processo ser quase o mesmo entre as duas, o que tem de maior diferença é a luz de trás que é enviada aos cristais que chegam das microlâmpadas em um painel que é de LED.

Leia também:  Smart TV Sony XBR X855D tem Resolução 4K e sistema Android

Isso tudo acaba gerando mais brilho, mais cores, bem como de contraste e, claro, economia, quando os dois modelos são comparados. O tipo de tela LED é indicado para quem quer uma tela com ótima qualidade, mas ainda quer pagar menos, já que é mais econômica e gasta menos energia.

OLED

Diferente dos tipos de tela LED, este modelo não utiliza iluminação atrás e sim uma tecnologia que tem como base os diodos orgânicos para então fazem a emissão de luz. Desta forma, os pixels são acendidos um por um quando há os impulsos elétricos, o que resulta em maior qualidade tanto de contraste quanto em brilho, além da estética que traz TV’s mais finas. Outra vantagem com a OLED é em relação a eficiência energética, que é muito maior neste modelo, já que ao mostrar algo que é da cor preta, o OLED se apaga.

QLED

Já na tecnologia QLED as telas são finas, mas a tecnologia não necessita de luz atrás. Ela trabalha com pontos quânticos, que são partículas condutoras com menos de um nanômetro do tamanho de diâmetro e que reproduzem bilhões de tipos de cores diferentes e que ganham frequências de luz. As TVs QLED promete 100% de cor, além de mais qualidade e brilho na imagem, chegando bem próximo da realidade. A QLED é uma ótima opção para quem quer imergir a realidade com imagem de cinema. Outro diferencial é a visibilidade de todos os ângulos, mesmo quando os telespectadores estão de lado olhando para a TV. Mas é preciso lembrar que os tons escuros e o preto são menos intensos do que na OLED.

Leia também:  Desligamento do Sinal Analógico de TV em SP - O Que Fazer

Mas qual a vantagem de ter uma Smart TV?

O primeiro ponto a saber sobre as Smart TVs é em relação ao seu preço, que é muito diferente do valor de uma televisão comum, mas é preciso levar em conta também as vantagens que ela traz em relação as mais antigas.

A principal vantagem em ter uma Smart TV é que ela traz integração com diversos aplicativos, bem como programas. A grande maioria deles já vem instalado na TV e basta apenas fazer uma conexão com a internet e realizar uma assinatura, caso você ainda não tenha.

Já alguns modelos contam com as funções de gravação de programas, acesso a redes sociais e até controle por voz.

Kika Akita

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *