Assistir a Copa do Mundo em 3D no Brasil é para poucos. Embora vários cinemas do país estejam transmitindo o evento esportivo em salas especiais, as sessões são destinadas apenas à convidados, e não estão abertas ao público.

Em Porto Alegre aconteceu algo diferente. A exibição não foi no cinema, mas sim num dos estúdios da RBS, emissora gaúcha e afiliada da Rede Globo. Contando com uma plateia seleta, a partida entre Brasil e Portugal pela primeira fase da Copa do Mundo foi exibida em dois telões. Um utilizada a tecnologia da TV 3D com direito à óculos e tudo.

Já o outro apresentava imagens apenas em alta definição, pois nem todos os lances podem ser acompanhados em 3D. Um exemplo são as câmeras lentas.

Ainda em estágio inicial, a tecnologia da TV 3D promete ser a grande vedete na Copa do Mundo no Brasil em 2014.

Por Maximiliano da Rosa


A boa notícia: estão abertas até o dia 1 de Junho, a venda dos ingressos para assistir aos jogos da Copa em uma das salas da rede Cinemark de sete capitais do brasileiras equipadas com a tecnologia 3D. A má notícia: apenas empresas poderão adquirir os ingressos através de pacotes com no mínimo 50 ingressos ao custo de 200 reais cada.

Aos interessados o endereço para o envio de propostas é www.goldengoal.com.br. Nesse endereço pode se obter mais detalhes sobre o requisitos para conseguir os ingressos.

Embora seja uma oportunidade histórica, a exibição dos jogos em 3D deve ser visto por pouca gente. Aliás, essa notícia de que apenas empresas poderão comprar os pacotes deve frustrar muito os consumidores que aguardavam pela oportunidade de curtir a seleção e uma sala de cinema 3D.

Afinal, como os ingressos serão repassados? Serão doados pelas empresas? Vendidos com ágio? Acho que a iniciativa da Cinemark é uma tremenda bola fora.

Por Maximiliano da Rosa


O PlayStation 3 (PS3), da Sony, ganhará atualização para executar jogos em terceira dimensão. O sistema operacional do videogame reconhecerá e exibirá imagens em 3D. O próximo passo será criar os games em 3D, que ainda não existem.

O lançamento do PS3 acontece em junho, em conjunto com a nova linha de TVs 3D da empresa, a Bravia. O uso de óculos especiais e a exibição em TV que suporte a tecnologia são condições para que o jogador viaje nas imagens tridimensionais do videogame.

A série Bravia de TVs já pode ser testada em São Paulo. Testes do PS3 ainda não foram divulgados pela Sony. A empresa fará mais exibições da Bravia por todo o país até o lançamento, em junho. Os modelos podem ser vistos no site de divulgação da empresa.

Por Diógenes de Luna, com informações de R7.


A nVidia, uma das maiores fabricantes de placas e chipsets de vídeo do mundo entra de vez no universo 3D estéreo. E para isto lançou o software 3D Vision. Aliás, como o título já diz, trata-se de um kit que inclui também um óculos especial sem fio.

A promessa é proporcionar total imersão, transformando imediatamente qualquer jogo para PC no novo padrão 3D. O mesmo vale para fotografias digitais e filmes.

Parece mágica? Não, é mais que isso. É tecnologia. E para aproveitar tudo o que a nVidia promete serão necessários alguns requisitos básicos: o primeiro, claro, é adquirir o kit 3D Vision. Em seguida será necessário comprar um monitor compatível como o Alienware OptX™ AW2310 ou os monitores ACER GD245HQ e GD235HZ. Também é preciso possuir uma placa de vídeo nVidia compatível. Enfim, o último requisito é um computador com Windows Vista ou 7.

A lista de jogos compatíveis com o sistema pode ser encontrada no próprio site da nVidia.

Por Maximiliano da Rosa


Depois de testes durante o Carnaval, a NET pretende continuar a transmitir programação em 3D. Durante os dias 14 e 15 de fevereiro, uma parceria entre NET e Rede Globo, permitiu a transmissão do desfile das escolas de samba em 3D para um camarote no sambódromo e um bar dentro de um hotel na cidade do Rio de Janeiro.

A intenção da NET é aproveitar a Copa do Mundo de futebol e transmitir algumas partidas em 3D. Porém, para ter acesso à programação, o telespectador também precisa investir em uma televisão com suporte para a tecnologia e óculos próprios para a visualização de conteúdo 3D.

No dia 5 de janeiro, a ESPN anunciou que vai transmitir a abertura da Copa em 3D, no entanto, apenas espectadores nos EUA receberão o sinal. O ESPN 3D promete ser o primeiro canal com conteúdo 100% em três dimensões.





CONTINUE NAVEGANDO: