Ao sabermos dos últimos lançamentos de monitores 3D, sempre nos perguntamos se, enfim, poderemos eliminar os incômodos óculos até então necessários para usufruir dessa tecnologia.

Nesta semana chegou a tão esperada notícia: a LG lançou o Monitor 3D (DX2500), de 25 polegadas, para o qual não são necessários óculos 3D.  Com esse lançamento, a LG é a primeira empresa do setor a receber a certificação TÜV Rheinland para um Monitor sem óculos 3D.

Essa proeza é realizada através das tecnologias barreira paralaxe e head-tracking, que permitem ao usuário uma liberdade de movimentos que seria impensável com o uso dos óculos.

Uma câmera embutida no monitor detecta alterações nos olhos e na cabeça do usuário e calcula sua posição em tempo real, de modo a ajustar a imagem projetada ao ângulo em que o observador se encontra. Assim, o efeito 3D é otimizado para que o usuário aproveite filmes, fotos, jogos, e mesmo a conversão de 2D para 3D, realizada através de hardware.

O Monitor LG 3D DX2500 já está disponível na Coreia. Vamos esperar pelo lançamento mundial, agendado para o ano que vem.

Por Máximo Santana

Fonte: lgnewsroom


Surge mais uma opção para aqueles que apreciam 3D: a Acer lançou o monitor 3D Series (HR274H), com 27″, Full HD e resolução 1920 x 1080.

O monitor possui uma estilosa base que pode girar 360 graus. Através da conexão HDMI é possível conectar o seu Blu-Ray Player, videogame, PC 3D para jogos e set-top box da TV a cabo.

A tecnologia FPR (Film-patterned retarder) reduz a fadiga visual, separando as imagens esquerda/direita para que apenas uma imagem atinja a lente esquerda ou direita dos óculos para 3D por vez.

Os óculos 3D, ligeiramente maiores que a primeira geração, permitem uma ampliação da área de visão e maior bloqueio da luz externa.

A novidade é que a Acer afirma que o Monitor 3D Series converte automaticamente conteúdo 2D em 3D, sem necessidade de software de conversão. Isso seria feito através de um chip, que permite ligar ou desligar a função no próprio monitor, realizando a conversão em tempo real. Não há ainda depoimentos sobre a forma como essa novidade funciona, mas ficaremos no aguardo.

Por Máximo Santana

Fontes: AcerEngadget


A tecnologia 3D chegou a mais um segmento, os monitores para computador. A JVC anunciou o lançamento do monitor DT-3D24G1, com design compatível tanto para residências quanto para escritórios, o novo aparelho aposta na nova onda tridimensional.  

O monitor vem com óculos 3D da RealD, possuí contraste de 1.000:1, com modo de exibição de 16:10. A tela possui 24 polegadas e resolução de 1920 x 1200 pixels. O principal destaque do monitor está na alta qualidade de visualização de conteúdos 3D, apesar disso, a qualidade da imagem em 2D não é alterada.

Cada monitor virá com uma unidade dos óculos RealD e, embora tenha anunciado o lançamento do DT-3D24G1 para o final de junho no Japão , a JVC não ainda não definiu os preços e nem a data de lançamento para o mercado mundial, projetando a chegada do produto em, outros países para o fim de 2011.

Por Clara da Silva Mota





CONTINUE NAVEGANDO: